Experiência do Cliente: Aprendizado Otimizado

Experiência do Cliente: Aprendizado Otimizado

O seguinte post foi escrito por Jon Tait, Professor Chefe-Adjunto na Woodham Academy.

Todos os alunos podem ser criativos de alguma forma e é o nosso trabalho como professor oferecer oportunidades para os alunos desenvolverem seus próprios pensamentos criativos. Precisamos também desenvolver a compreensão do aluno sobre a necessidade de aprender a ver erros como uma oportunidade para melhorar, ao invés de pensar em algo que não foi bem sucedido. Para que isso aconteça, precisamos fornecer um ambiente que incentive a aprendizagem, no qual os alunos podem se sentir confortável o suficiente para expressar suas opiniões e explorar novas idéias. Eu tenho buscado uma resposta para este enigma criativo quando conheci aquilo que seria a minha resposta… Smarter Surfaces!

Depois de pesquisar na internet e ler em alguns blogs internacionais (você pode ler clicando aqui – em inglês), e como vários ambientes de ensino tinham usado pinturas inteligentes em suas próprias salas de aula, eu percebi que isso era exatamente o que eu vinha procurando. Em poucas palavras, a pintura da Smarter Surfaces é uma tinta whiteboard (tinta lousa) que pode ser aplicada em qualquer superfície lisa, transformando todas as paredes, portas e mesas em espaços criativos com propriedade de lousa (whiteboard). Depois de entrar em contato com a empresa diretamente, me certifique de que iria funcionar em todas as superfícies que eu tinha em mente e a empresa se disponibilizou em dar todo suporte no meu projeto de Espaços Criativos para Aprendizagem.

Uma vez que os kits chegaram, perguntei à equipe quais as formas inovadoras que poderíamos utilizar a pintura nas salas de aula. As formas mais criativas, escolhidas para fazer parte do projeto Espaços Criativos para Aprendizagem (Creative Learning Spaces project). A única condição era de que teria que ser benéfico para o aprendizado. Com uma grande variedade de uso criativo para a pintura através de muitas áreas livre diferentes, tínhamos a certeza de que seria um sucesso com os alunos.

Uma vez que o projeto foi definido, nós contamos com o pintor da escola para tarefa de transformar as salas de aula selecionadas. Eu estava tão animado que eu mesmo fui para a escola tirar fotos da transformação que está acontecendo.

No geral, a pintura foi utilizada em salas de 6 diferentes disciplinas: Inglês, Matemática, Artes, Tecnologia, Educação Religiosa e Necessidades Especiais. Em cada departamento nós aplicamos a pintura para uma forma diferente de usar, mas todas as salas com o mesmo objetivo de melhorar a aprendizagem do aluno.

Na sala de Inglês, decidimos remover dois grandes quadros de avisos da sala de aula e substituí-los pela tinta lousa inteligente (Smart Wall Paint), dando assim aos alunos dois quadros para trabalho em grupo enormes. Esta aplicação tem sido um enorme sucesso e transformou toda sala de aula e o estilo de ensino dentro dela. Agora, mais trabalhos em grupo estão ocorrendo e os alunos são capazes de expressar o seu pensamento em enormes mapas mentais na parede que podem ser mantidos para que outros grupos possam contribuir e colaborar.

Em várias salas de aula das disciplinas de Inglês, Tecnologia e Necessidades Especiais nós podemos observar que as mesas foram transformadas pela pintura. Uma área no topo de cada mesa foi criada para servir de quadro pessoal, dando aos alunos uma área para gravar informação que é pessoal a eles. Isto inclui os objetivos da aula, metas pessoais e tópicos chaves. Tem sido um enorme sucesso, criando mais um espaço de aprendizagem para cada aluno, onde eles podem usar como quiserem. Normalmente, há vários casos de alunos que não gostam de escrever em seus cadernos ou livros de modo que o espaço branco em sua mesa funciona perfeitamente. Sempre que um aluno quer anotar qualquer coisa, é só usar o espaço na frente deles.

No departamento de Matemática, havia uma sala de aula que tinha colunas no meio e que não eram propícias para o aprendizado. A pedido do departamento de Matemática, nós decidimos criar uma parede de perguntas e respostas nestas colunas. Os alunos iriam escrever perguntas e assuntos em que eles tivessem dúvidas e dariam aos professores uma indicação dos tópicos que precisavam ser revisados. As superfícies inteligentes nas salas de aula também encorajou ensino em pares e grupos, de forma que os estudantes que concluem alguma atividade antes dos outros podem checar na parede e ajudar esses outros alunos.

Provavelmente, a maneira mais criativa de usar a pintura surgiu na sala de Artes. Uma área no chão foi pintada e transformada em um enorme espaço de colaboração para os alunos e para projetos criativos. Embora para alguns, a idéia era incrivelmente otimista desde o início, tem sido maravilhoso o uso da pintura e o resultado real que obtemos no nosso projeto “Espaços Criativos para Aprendizagem”. Isso destaca o fato de que a aprendizagem pode acontecer em todas as formas e tamanhos e que pensar fora da caixa pode produzir resultados surpreendentes.

Depois de usar as superfícies inteligentes da Smarter Surfaces por um período letivo inteiro, podemos confirmar que a evolução foi evidente. Os estudantes estão realmente envolvidos com a inovação e em melhorar seu aprendizado, além de criar inúmeras oportunidades de aprendizagem diferentes nas salas de aula. A tinta em si foi aplicada seguindo todas as orientações da embalagem e não há qualquer sinal de desgaste da pintura.

Se você está procurando uma solução criativa para sua sala de aula, eu certamente recomendaria à você que considere as oportunidades potenciais de aprendizagem que pode ter em suas superfícies.

Autor: Jon Tait (@teamtait)

O post original de Jon Tait pode ser encontrado clicando aqui.

Imagens:

02 UK-Woodham-School06 UK-Woodham-School 03 UK-Woodham-School01 UK-Woodham-School 04 UK-Woodham-School 05 UK-Woodham-School

Jan 2, 2013

By Smarter Surfaces Blog

Autor: Jon Tait

One thought on “Experiência do Cliente: Aprendizado Otimizado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *